O nome da firma é Galerias da Vandoma, na Rua Mouzinho da Silveira, número 175/183.
Julgo que o nome foi criado pelo meu avô, porque foi ele que criou a primeira feira da Vandoma. Na altura, como tinha criado a feira, decidiu criar as Galerias da Vandoma. Penso que será esta a história.
A firma foi então constituída em 1974 pelo sócio-gerente, que era o meu avô, Acácio Ernesto da Silva Luz, mais o meu pai. Enquanto o meu pai fazia o pregão, o meu avô, normalmente, estava ao lado como apoio. Nós agora, quando fazemos leilões, eu faço o papel do meu pai e a minha mãe do meu avô, que é estar ao lado a dar apoio e a tentar controlar um bocado o espírito da praça.
Em termos de produtos é uma loja que vende um pouco de tudo. Eu tenho peças ditas antiguidades e tenho algumas peças ditas de velharias. Portanto, acaba por ser um misto. É então uma loja que tem como principal serviço a realização de leilões, mas também além de tudo é uma empresa de serviços, as pessoas podem pôr aqui as peças à consignação e nós temos o nosso leque de clientes aos quais vendemos e levamos uma percentagem pela venda.
Os leilões fazem-se com recheios de casas que, por motivo de falecimento de alguém ou por motivo de partilha, as pessoas nos entregam. Há sempre duas possibilidades: ou trazemos para a loja e inventariamos tudo ou fazemos na própria casa. Faz-se uma listagem com os preços todos, marca-se o dia e vende-se peça a peça. De forma geral, já há um valor que cada peça tem.
Fazemos uma visita, vemos se tem viabilidade para fazer leilão ou não dentro da nossa área de actividade.
Portanto, avaliamos a casa, fazemos um inventário do recheio todo que a casa tem, fazemos a avaliação, chegamos a um acordo de preços com os proprietários e enviamos convites para a nossa lista de clientes, depois contratamos pessoal eventual só para esses dias e fazemos a exposição durante dois dias.
O leilão normalmente só se realiza à noite. Das 21h às 2h da manhã. Depois há um período de entrega das peças.
Eu gosto mais de fazer os leilões em casa das pessoas do que na loja porque na casa é muito mais autêntico, é muito mais real. O facto de nós andarmos a leiloar de divisão em divisão é muito mais aliciante para quem compra porque é mesmo real. O quarto está mesmo montado com a cama, as mesinhas. É a casa montada como ela é.
As peças sendo vistas numa casa é muito mais fácil para a pessoa que compra idealizar na sua casa do que as peças estarem aqui desmontadas.