Eu já li qualquer coisa que antigamente chamavam à Rua das Flores a Rua de Santa Catarina das Flores. Sei que aqui eram tudo hortas que pertenciam ao bispo. No Largo de São Domingos havia um convento muito importante e parece-me que todas as semanas havia ali uma feira que juntava o pessoal.
Antigamente havia uns concursos todos os anos em que as varandas mais bonitas, com mais flores, eram premiadas. Durante muitos anos. Eu até tinha a minha sogra que levava isso muito a peito e tinha sempre a varanda dela muito bonita com muitas flores e chegou a ganhar vários anos.
Antigamente era completamente diferente, a Rua das Flores era das principais ruas em movimento da cidade do Porto. Era a Rua das Flores e a Rua do Almada.
Da província vinha muita gente para aqui comprar coisas. Havia muito movimento. Havia aqui armazéns de papelaria que vendiam muito para África de maneira que todos os dias tinham aí camionetas para carregar para despachar para África. Havia outro em baixo que era outro armazém de papelaria, davam aqui um movimento à rua fantástico. Havia armazéns de papelaria e de louças e tinha muitas ourivesarias. A ourivesaria Aliança que era uma ourivesaria importante, era a melhor ourivesaria de Portugal. Ficava aqui na Rua das Flores. Além disso havia aqui um mercado de frutas que fazia muito transporte de frutas da estação de São de Bento para o mercado. Passavam aqui o dia todo para baixo e para cima, havia um movimento extraordinário. Ao passo que agora, passa um cliente, passam dois, passam três, muito pouca gente. Agora é uma rua parada. E depois têm-se esquecido muito da Rua das Flores. Os arruamentos estão todos esburacados, os passeios também, não passa aqui quase ninguém, é uma coisa terrível. E chegou a ser das ruas de mais movimento da cidade do Porto.
O que tem de pior é o estado em que está, que afasta muitas pessoas. Está num estado muito degradado. As casas muito antigas, a maior parte delas precisa de obras.
O melhor é estar aqui muito perto da Estação de São Bento porque antigamente o único acesso que havia era de comboio.